sábado, 4 de janeiro de 2020

As Quatro Voltas - A vida em ciclos




As Quatro Voltas (Le Quattro Volte, 2010) é o segundo longa-metragem do italiano Michelangelo Frammartino, cuja forte ligação do homem com a natureza, parece ser um tema que agrada bastante o cineasta.


Em As Quatro Voltas não é diferente. Um velho pastor que cuida de seus bodes em uma pequena vila que fica na Calábria, no sul da Itália. O nascimento de um cabrito que se perde da mãe e acaba encontrando abrigo embaixo de uma árvore. Uma árvore que é derrubada e usada em uma festa que acontece na própria ilha. A lenha queimando em uma casa, produz a fumaça que sai pela chaminé. O que tudo isso tem a ver? Absolutamente tudo. Através de um cinema contemplativo e sem diálogos, Frammartino nos apresenta um bonito ciclo de uma vida.

Atribuída ao filósofo e matemático Pitágoras, a teoria da Metempsicose ou da transmigração das almas, consiste no pensamento de que a alma é imortal. Segundo o filósofo, quando morremos nossa alma transmigra para outro corpo e assim sucessivamente, parando esse processo no momento em que essa alma atingir a purificação e consequentemente se libertando. Esse novo corpo que recebe a alma, pode ser tanto vegetal quanto mineral, ou até mesmo animal.


É com esse pensamento filosófico que o filme na verdade quer falar sobre a igualdade entre humanos, vegetais, animais e minerais. Todos aqui são personagens principais no filme, tendo seu protagonismo devido durante esses ciclos que acontecem ao longo da narrativa. Com muita naturalidade e planos longos, temos a sensação contemplativa da conexão do homem com a natureza que o cerca.

A religiosidade é também retratada aqui de forma que não busca um julgamento, mesmo quando nos deparamos com o pastor misturando o pó do chão da igreja da pequena vila, com água para que sirva de remédio para sua enfermidade. Talvez em primeiro lugar esteja a representação da fé do que a religiosidade em si.



O espectador vai percebendo a conectividade entre o velho pastor, o bode, a árvore e a lenha que queima na casa, como forma de simplesmente mostrar o papel que cada um exerce no planeta e na própria humanidade.

Ficou curioso? Então confira  o trailer de As Quatro Voltas aqui abaixo!

O filme está disponível completo e legendado no Youtube.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Erotismo e a cidade: Vidas nuas (1967) de Ody Fraga

  O aspecto mais interessante em Vidas nuas é a fluidez como a cidade de São Paulo é filmada, desde seu primeiro plano quando temos acesso ...