A arte expressionista já existia na pintura (tomando conta rapidamente do teatro e da literatura), e se desenvolveu principalmente na Alemanha, fazendo com que surgissem importantes artistas como Vincent Van Gogh e Edward Munch. O movimento artístico na pintura procurava a expressão dos sentimentos e das emoçõe, sem necessariamente representar uma realidade objetiva. O lado pessimista da vida também pode ser representado dadas as circunstâncias históricas da época, como o isolamento e a alienação.
A Primeira Guerra Mundial destrói o movimento, mas não o extingue, criando-se assim outra forma de se expressar: o cinema. O contexto histórico do Expressionismo Alemão se encontra na participação da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. O país saiu derrotado e humilhado da guerra e um sentimento de incerteza em um mundo sem clareza, com perda de suas referências e uma constante preocupação com o amanhã, tomou conta do país e de seu povo naquela época. Essa situação também trouxe para a Alemanha um questionamento da sua realidade social, o que foi suficiente para que os cineastas da época se jogassem nesse contexto histórico para expressar toda essa obscuridade em seus filmes.
Se formos citar um filme que marca esse movimento por agrupar todos os elementos típicos do expressionismo alemão, esse filme é sem dúvidas O Gabinete do Dr. Caligari de 1920. A história se passa em um pequeno vilarejo onde um misterioso hipnotizador (Dr. Caligari) chega acompanhado do sonâmbulo Cesare, que supostamente estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as sinistras previsões de seu mestre.
O longa traz um universo fantástico e cheio de dúvidas e incertezas. Tudo isso com um visual extremamente forte e atraente. Embora a Alemanha também tenha na sua produção filmes que não necessariamente tenham um forte e característico visual como em O Gabinete do Dr. Caligari, eles também se encaixam no movimento expressionista alemão. Personagens ambíguos, cenários tortos (propositalmente) e o uso de sombras, parecem revelar o estado psicológico dos personagens, como que uma representação do “mal” (o chamado autoritarismo e elitismo) que dominou a Alemanha.
O expressionismo alemão evoca uma morbidez, horrores e elementos fúnebres que criam uma atmosfera de pesadelo que refletia a alma sofrida da Alemanha, depois da Primeira Guerra Mundial. O movimento é considerado o berço dos filmes de terror que surgiriam a seguir e traz até hoje, em seu forte estilo visual, inspiração para diversos filmes no mundo todo.
Confira O Gabinete do Dr. Caligari completo, abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário