
O cineasta Oriol Paulo conta com apenas seis trabalhos em que atuou na direção. Mesmo assim, o diretor espanhol já apresenta alguns filmes bem significativos em dois gênero que são predominantes em suas obras: o thriller e o suspense. Em Os Olhos de Júlia (Los Ojos de Julia, 2010) , Oriol apenas colaborou com a escrita do roteiro, que conta a história de Júlia (Belén Rueda), uma mulher que tenta investigar o misterioso assassinato de sua irmã gêmea enquanto perde a visão aos poucos por conta de uma doença degenerativa. Mesmo com sua pequena colaboração, o tom sombrio e de mistério estão presentes no longa, dirigido por Guillem Morales.
O primeiro trabalho de fato mais significativo na carreira do cineasta, foi com o filme O Corpo”(El Cuerpo, 2012), escrito e dirigido por Paulo. No filme, o detetive Jaime (Jose Coronado) procura pelo corpo de Mayka (Belén Rueda), que sumiu do necrotério, deixando seu marido Álex (Hugo Silva) como o principal suspeito de ter assassinado a mulher. Com diversas reviravoltas e um final surpreendente, Oriol Paulo conquista facilmente o espectador com uma narrativa intrigante e cheia de surpresas. O longa se encontrava disponível na Netflix até começo do ano, mas infelizmente já saiu do catálogo.
Essas características presentes no cinema do diretor, continuam vivas em Um Contratempo (Un Contratiempo, 2016), que está disponível na Netflix. Dessa vez um jovem homem de negócios, chamado, Adrián Dória (Mario Casas), é acusado do assassinato de Laura (Bárbara Lennie), sua amante. Enquanto aguarda o início do julgamento em seu apartamento, seu advogado contrata os serviços de uma outra advogada, Virginia Goodman (Anna Wagener), para orientá-lo melhor nas suas declarações perante o juiz. E é nessa sala do apartamento de Adrián, que a trama se desenrola durante muitos relatos, suposições, mentiras e claro, revelações.
O roteiro brinca conosco no que diz respeito ao ponto de vista. O espectador é apresentado a uma cadeia de acontecimentos que são contados a partir do ponto de vista, ora de Adrián, ora de Virginia. O embate entre a advogada e o acusado se dá através de alguns jogos que são feitos entre eles. Enquanto Virginia precisa saber de toda a verdade para assim criar uma estratégia sólida para defender seu cliente, Adrián não parece confiar muito na mulher até ter certeza de que pode contar mais detalhes do que aconteceu. A partir daí, percebemos como a morte de Laura é apenas a ponta do iceberg na trama. Os relatos (que aparecem todos em flashbacks) apresentam boas reviravoltas e possibilidades que às vezes fazem nos perder (de maneira positiva creio eu) ao indagarmos em que ponto estamos ouvindo a verdade ou se um determinado personagem é ou não confiável.
Além disso, a forma como alguns personagens e elementos estão organizados no enquadramento são essenciais para “mascarar” pontos que entregariam a narrativa e que só terão um grande impacto mais adiante da história. A fotografia basicamente se divide em cores quentes e frias. As cores quentes são usadas justamente nas cenas cujas discussões (como na sala de Adrián) são mais acaloradas e quando os personagens estão perto de descobrirem algo que está sendo ocultado deles mesmo. Já os tons mais acinzentados ficam para a cidade e as cenas de rotina de Adrián, cujo sucesso como um bem-sucedido homem de negócios, se mistura com sua frieza com que às vezes é capaz de mentir e tentar se dar bem a todo custo.
As atuações são muito boas também, mas o destaque fica para Anna Wagener, que consegue passar em sua personagem, uma dureza e ao mesmo tempo uma sensibilidade, principalmente se levarmos em consideração suas motivações diante do caso que ela tenta decifrar. O jogo feito por ambos os personagens principais, conta muito com expressões que carregam subtextos, já que cada um ali na sala enxerga a situação de forma diferente e principalmente com objetivos diferentes.
Se você gosta de um bom thriller, vá correndo assistir Um Contratempo e aproveite para conferir os outros trabalhos de Oriol Paulo, que já mostra ser um excelente diretor, capaz de nos prender com suas histórias cheias de tensão e suspense. Sem duvidas, um cineasta pra ficarmos de olho.
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